30 abril 2008

VII Maio Negro

O VII Maio Negro acontecerá nos dias 8 a 14 de maio com o tema "Crianças negras: Auto-imagem, auto-estima e desempenho escolar".
As inscrições já estão abertas no Departamento de História (Bloco T) com certificado de 40 horas
no valor de 12 reais.


Por Cahel, gestão 2008.

23 abril 2008

Divulgação dos arquivos da ditadura militar

Na ultima quinta feira, 17 de abril de 2008, o ministro Paulo Vannuchi, secretário especial de Direitos Humanos e Minorias informou em audiência que estão digitalizadas e prontas para acesso informações quanto a repressão realizada pelos militares durante a ditadura.
Esta que já era uma bandeira antiga dos historiadores a luta pela abertura dos arquivos da ditadura parece ser uma grande vitória para nós, mesmo que saibamos que muitos dos documentos oficiais de tortura e exílio foram queimados, sumidos, etc.
Conforme Vannuchi, caso tenha acontecido a destruição de documentos documentos oficiais tem de haver um documento informando então esta situação.
Tais informações são fundamentais para a reconstrução da História de nosso país e teremos mais esclarecimentos quanto a um período que até então foi uma incógnita para todos nós.
Resta saber de que forma e quem estará administrando tais documentos já que é uma ferramenta importantíssima para nós, onde todos queremos ter acesso e uma faca de dois gumes ao governo...
Nos resta esperar para ver de que forma se realizará esta abertura dos arquivos...
Mais informações:
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=120544

por CAHEL -UNESC - gestão 2008.

14 abril 2008

REFORMA UNIVERSITÁRIA

Olá pessoal, essa semana expomos alguns informes políticos sobre a reforma universitária e o REUNI, se você ficou com alguma duvída, estamos disponibilizando aqui no blog mais algumas informações.

REUNI: Programa de apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, decreto nº 6096 de abril de 2007 - Então leia o documento na íntegra: acessando aqui! http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf

O CAHEL sugere a leitura do PL (projeto de lei) nº. 7200/06 da reforma universitária: acesse aqui!

por CAHEL -UNESC - gestão 2008.

13 abril 2008

Fotos Ereh Sul 2008















E ai pessoal, essas são algumas fotos do Encontro Regional de Estudantes de História- EREH SUL ,cujo tema foi América Latina Contemporânea.

Havia três anos que o CAHEL não estava presente, este ano representamos,conseguindo levar mais dois acadêmicos da primeira fase. O encontro foi de grande valia, onde conseguimos entender um pouco mais da realidade das universidades públicas e privadas da nossa região, vendo que todas estão sendo assoladas pela reforma universitária.

Nesse encontro o movimento estudantil posicionou-se contra o REUNI de Lula!!
A FEMEH SUL vem bolando um calendario de lutas juntamente com os CAS e DAS de história, para que nossas ações políticas tenham um peso maior!!

por CAHEL -UNESC - gestão 2008.



07 abril 2008

Reunião para a escolha do tema da semana academica de História

Nesta quarta feira, 09/04 haverá uma reunião no horário de intervalo para a abertura da urna e escolha da semana academica deste ano realizada pelo CAHEL, compareça!