23 abril 2008

Divulgação dos arquivos da ditadura militar

Na ultima quinta feira, 17 de abril de 2008, o ministro Paulo Vannuchi, secretário especial de Direitos Humanos e Minorias informou em audiência que estão digitalizadas e prontas para acesso informações quanto a repressão realizada pelos militares durante a ditadura.
Esta que já era uma bandeira antiga dos historiadores a luta pela abertura dos arquivos da ditadura parece ser uma grande vitória para nós, mesmo que saibamos que muitos dos documentos oficiais de tortura e exílio foram queimados, sumidos, etc.
Conforme Vannuchi, caso tenha acontecido a destruição de documentos documentos oficiais tem de haver um documento informando então esta situação.
Tais informações são fundamentais para a reconstrução da História de nosso país e teremos mais esclarecimentos quanto a um período que até então foi uma incógnita para todos nós.
Resta saber de que forma e quem estará administrando tais documentos já que é uma ferramenta importantíssima para nós, onde todos queremos ter acesso e uma faca de dois gumes ao governo...
Nos resta esperar para ver de que forma se realizará esta abertura dos arquivos...
Mais informações:
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=120544

por CAHEL -UNESC - gestão 2008.

Nenhum comentário: